quarta-feira, 16 de julho de 2008


CISA realiza fórum sobre a lei seca

    O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA – acaba de criar um fórum em seu site http://www.cisa.org.br/forum/ para a discussão de assuntos polêmicos relacionados a saúde e álcool. O primeiro tópico a ser discutido é a nova lei de trânsito, relacionada a bebida e direção.

 

    De acordo com a nova norma, popularmente conhecida como "lei de tolerância zero" ou "lei seca", é proibido dirigir sob a influência de qualquer quantidade de álcool. Foram estabelecidos dois níveis de punição ao condutor que a desobedecer: um para infração (medida administrativa) e outra para crime (com detenção de seis meses até três anos). Desta forma, o Brasil passa a ser um dos países mais rígidos quanto à legislação que regulamenta o comportamento de "beber e dirigir".

 

    O objetivo do fórum é esclarecer dúvidas sobre a nova lei, além de ser um espaço para o público se expressar e inserir comentários, opiniões e experiências sobre a mistura de álcool e direção. Para acessar, basta se registrar no site e solicitar ao moderador permissão para participar.

 

    Além do fórum, durante todo o mês de julho será publicada uma série de entrevistas com especialistas da área de álcool e trânsito sobre a implementação da lei seca. Os interessados em receber as atualizações do site do CISA podem, ainda, se cadastrar em um alerta RSS, que é outra novidade do site.

 

Sobre o CISA

 

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental lançada, em 2004, pelo psiquiatra e especialista em dependência química, Arthur Guerra de Andrade, é hoje a maior fonte de informações no País sobre o binômio álcool e saúde. Por meio de seu website (www.cisa.org.br) o CISA dispõe de um banco de dados com mais de 1.600 títulos, desde publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, dados oficiais, até notícias publicadas em jornais e revistas destinados ao público em geral. Além de estar comprometido com o avanço do conhecimento na área de saúde e álcool, o Centro também atua na prevenção do abuso e os problemas do uso indevido da substância, por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio a pais e educadores.

 

______________________________________________________________________