quinta-feira, 29 de janeiro de 2009


Daiquiri expresso - Como fazer

 


Foto: Lucas Lassen
Festas em casas e ambientes fora de bares muitas vezes têm uma atmosfera colaborativa, cada um traz alguma coisa - salgados, cerveja, guardanapos... Ocasionalmente algum pilantra traz somente um primo. Quando falamos de bom senso, infelizmente cada um tem o seu.

Há algum tempo percebi que podemos ajudar na arrumação e trazer muitos presentes, mas uma forma muito boa de participar de destes eventos é pagar em espécie.

Não estou falando em dar um Mico leão dourado ao aniversariante, mas em fazer este realmente se sentir especial com a sua serventia.

Como? Preparando drinques na hora para o rei e seu séquito de amigos.

Com exceção de convenções de alcoólatras anônimos esta pequena oferenda é ótima para quebrar o gelo e conhecer pessoas.

Preocupações por nunca feito um curso de bartender e fazer um papelão?

Lembre que se tem um Coronel a seu lado é porque este é um velho de guerra com truques para te ajudar. Assim vamos todos juntos aprender como preparar os inebriantes porém alcolicamente enganosos Daiquiris.

Este cativante drinque cubano é um parente próximo da Caipirinha, porém feito com suco de limão espremido e rum. Fora isso basta à dosagem certa açúcar e gelo em uma coqueteleira e servir.

Os elementos são tão simples que fica muito fácil de montar um kit Daiquiri, mudando sua figura de convidado a uma unidade móvel de produção de coquetéis.

Com um treino básico fica muito fácil entender a mixologia deste drinque, criando a habilidade de variar dosagens de rum de acordo com o ritmo do publico: Outro famoso aventureiro conhecido por amar o Daiquiri foi Ernest Hemingway, sua receita é quase igual a original, mas duplicando a dose de rum. Por outro lado temos o Virgin Daiquiri, a versão sem álcool da receita, também conhecida pelo nome de limonada.

Explicaremos nos famosos 3 passos os elementos para a composição de seu arsenal e como confeccionar os drinques. Ficando a seu cargo treinar a performance de servir e fazer amigos:

FIGURA "A "

Seu kit deve conter essencialmente um espremedor, uma coqueteleira, um saco de limões e ao menos uma garrafa de Rum. Outros itens como uma faca, açúcar e gelo também podem ser levados caso não estejam disponíveis no local da festa, tudo é uma questão de verificar com antecedência.

FIGURA " B "

Para misturar os ingredientes pense na seguinte medida, para cada quantidade de uma dose de suco de limão deve haver o dobro de rum. Mas não adianta colocar um e duplicar o outro, você deve deixar cerca de 1/4 da coqueteleira vazia para completar com gelo e adicionar açúcar.

FIGURA " C "

Sempre que fizer sua 1ª leva, prove um copinho para referência, se estiver muito forte ou amargo compense no gelo e no açúcar, podendo variar conforme o fator etílico das pessoas. Mas como um bom traficante não vicie em sua droga. Bartenders com problemas de bebedeira costumam errar nas doses frequentemente.

Lembre-se de preparar a todos psicologicamente do encerramento de sessão, pois todos vão ficar definitivamente mal acostumados, sua saída deve ser tão triunfal quanto a entrada. Não deixe a fonte secar de repente. Já disse que o bom senso é uma palavra relativa.

Agora você já pode sair e brincar com seus amiguinhos.

Boas festas!

Coronel Von Lehmann

______________________________________________________________________